Educação no Brasil

Segundo a Constituição Brasileira educação é um direito para todos, dever do Estado e família. E mesmo com a queda do analfabetismo no país, a falta de educação no Brasil ainda é alta, afetando as regiões de menos aquisição financeira. A alfabetização faz parte da educação e preparação do indivíduo, mas não pode ser vista apenas como uma etapa para ensinar o cidadão a ler e escrever.

O Ministério da Educação define que toda criança deve frequentar a escola no mínimo por 9 anos, mas só este ensino não é suficiente para o candidato enfrentar um exame após o término do Ensino Médio.

O governo tem estabelecido vários programas educacionais que dão acesso a instituições do ensino superior. Como o Educa Mais Brasil 2018, que já na quarta e oitava série tem estabelecido o Prova Brasil, onde os alunos respondem a questões de português direcionado mais para leitura e matemática direcionada para a resolução de problemas.

Dica: Descubra Como ler mais rápido.

Com os resultados das provas, o Mec junto de outros sistemas educacionais busca aprimorar a qualidade de ensino dentro das salas de aulas podendo assim dar fim ou diminuir as debilidades existentes. O desempenho das provas é exposto para toda sociedade que a partir dos dados e resultados podem acompanhar a política que será aplicada para rever a qualidade da educação das redes de ensino, tanto nas regiões urbanas como rurais.

O levantamento da Prova Brasil também recolhe informações como: número de alunos que participaram da prova, média de horas-aulas diárias, o empenho dos professores, justamente com ensino superior, as taxas de rendimento escolar (abandono, reprovação e aprovação) e outros fatores.

Se tratando do ingresso na Faculdade existe outro requisito que muitas instituições solicitam para verificar o desempenho do aluno, é a prova do Enem (Exame nacional do Ensino Médio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *