Fies abre inscrições para o primeiro semestre

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como Fies, é um projeto do Governo Federal, em parceira com o Ministério da Educação que fornece milhares de financiamentos, a juros bastante reduzidos, para a população de baixa renda que deseja fazer um curso do ensino superior.

Por conta disso, existe uma grande procura para garantir essa empréstimo governamental a juros mais baixos, os quais, somente serão pagos após o aluno se formar na faculdade e começar a trabalhar.

Financiamento Estudantil
Financiamento Estudantil

Para esse ano, o Fies 2018 já abriu as inscrições para o primeiro semestre, fazendo com que os alunos interessados tenham que correr para garantir essa oportunidade e também mandar todos os documentos solicitados a tempo.

Quantas vagas serão oferecidas pelo Ministério da Educação

Por conta da crise econômica enfrentada pelo Brasil, o Governo Federal reduziu um pouco o número de vagas disponíveis para o Fies desse ano, contando agora com 150 mil financiamentos a serem feitos, uma previsão menor do que a do próprio Governo, que tinha feito uma estimativa para abrir 200 mil vagas desse programa, algo que não se concretizou.

Apenas como base de comparação, no ano que o Fies mais ofereceu bolsas estudantis, o Governo Federal conseguiu financiar o curso de 700 mil alunos, quase cinco vezes mais do que o oferecido para esse ano.

Inscrições devem ser feitas pela internet

Para quem deseja participar do Fies esse ano, deve realizar todo o processo de inscrição pela internet, diretamente no site do programa. Para isso, tudo o que deve ser realizado é acessar o a página oficial do Fies por meio do link http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao e depois preencher todas as informações solicitadas, como por exemplo, o seu nome completo, o curso que quer realizar, a faculdade e também o endereço e o E-mail.

Depois de confirmar os seus dados, vai haver uma análise interna e caso você seja aceito para entregar o Fies, deve mandar uma copia de toda a sua documentação e ir a um banco conveniado realizar o seu financiamento.

Por fim, basta assinar o contrato e ter toda a sua faculdade financiada pelo Governo, com baixas de juros bem abaixo do mercado e que serão pagas apenas depois da sua conclusão do curso.

Condições para se inscrever no Fies 2017

Para quem deseja ter esse financiamento, deve cumprir alguns critérios estabelecidos pelo próprio Governo Federal. Um primeiro é ter renda família de no máximo três salario mínimos por pessoa. Um segundo é ter estudado todo o ensino médio em uma escola pública e por fim, os dois últimos critérios usados para permitir a participação de um candidato no Fies é ter tirado mais de 450 no Enem e também não ter zerado a redação.

Com tudo isso, será permitido ao aluno se inscrever no Fies e ter a chance de obter um financiamento de toda a faculdade.

O critério de seleção do Fies leva em conta, além de nota obtida no Enem, também a renda de cada candidato, privilegiando aqueles com menor poder aquisitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *